segunda-feira, 2 de abril de 2012

O mundo dividido:países capitalistas e países socialistas (resumo página:12 até 19)

Resumo de um assunto do teste:
O período após a Segunda Guerra Mundial marca a regionalização do espaço mundial em dois sistemas opostos de poder : o capitalismo e o socialismo.Os EUA e a URSS firmaram -se como os Estados mais poderosos do mundo, tanto em termos econômicos quanto em termos militares.A guerra entre essas duas potencias ficou conhecida como Guerra Fria , já que os países nunca se enfrentaram em um campo de batalha.
O sistema capitalista : capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na Europa durante a Idade Média,entre os séculos XI e XV.  No capitalismo a sociedade é dividida por duas classes sociais : burguesia e o proletariado.
A burguesia detém os meios de produção necessários à produção de bens e mercadorias.Já o proletariado não detém meios de produção , devido a isso eles vendem suas forças no trabalho.
Fases do capitalismo : O capitalismo em seu processo de desenvolvimento é caracterizado por três fases: capitalismo comercial,capitalismo industrial e capitalismo financeiro.Cada fase foi marcada por um acontecimento: o capitalismo comercial foi marcado pela expansão marítima, o capitalismo industrial foi marcado pela inovação de produzir ,que foi responsável pelo surgimento de indústrias,o capitalismo financeiro foi marcado pela integração entre o capital industrial e capital bancário.
O sistema socialista: socialismo é um modo de produção que propõe a construção de uma sociedade sem classes e sem desigualdade.No socialismo o Estado tem o total controle da produção com o compromisso de garantir que à população tenha uma distribuição justa de bens e serviços.
O primeiro país a adotar esse sistema foi a Rússia,em 1917.Já em 1922 quinze repúblicas formaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Geografia : Larissa Gabriele

6 comentários:

  1. não entendo essa letra mas tenho algumas coisas para escrever sobre os países capitalistas e socialistas:O perildo apos a segunda guerra mundial marca a regionalização do espaço mundial em dois sistemas opostos de poder:capitalismo e socialismo.

    ResponderExcluir
  2. pocha escreve com aletra mais visivel afss não tou entendendo nada !

    ResponderExcluir
  3. Ai gente, por favor né ! Com essa letra ninguém entende ! Vamos parar com essa festa de carnaval, isso não é um blog de desenho animado, e sim sobre a matéria escolar ! Aposto que a maioria não consegue entender com essa letra. Desculpa, mas é a realidade !

    ResponderExcluir
  4. GENTE SE NÃO CONSEGUIREM ENTENDER COPIEM E COLEM NO BLOCO DE NOTA DE VCS FOI ISSO Q EU FIZ

    ResponderExcluir
  5. Bem, se o mundo está dividido em 2, sendo o Socialismo e o Capitalismo, como serão classificados os países que não pertencem aos 2 (dois)...???

    ResponderExcluir