sábado, 7 de abril de 2012

Países do Norte e países do Sul (páginas:28 e 29)

Com o fim da bipolarização e da oposição entre os sistemas socialistas e capitalistas, as diferenças econômicas e sociais entre países ricos e pobres ficaram mais evidentes.
A oposição passou a ser entre os países desenvolvidos (países do norte) e subdesenvolvidos (países do sul).Essa divisão é simbólica , pois não considera a linha do Equador como divisória.
 Nesse caso os países ficaram divididos pelas condições econômicas e sociais de cada um.
 Essa forma de regionalizar pode gerar imprecisões na classificação do países, pois há muitas diferenças econômicas e sociais entre eles.Alguns países integravam o bloco socialista com suas economias que se adaptavam ao sistema capitalista.
 Para classificarmos um países pelos critérios econômicos e sociais devemos considerar: a renda per capita,os índices de violência,o desemprego,a dependência econômica e tecnológica,a parcela da população que tem acesso minimamente satisfatório a educação,moradia,nutrição e saúde.
Entre os países do Norte cujo os indicadores de desenvolvimento é elevado estão Estados Unidos,Canadá, a maior parte dos países da Europa,Austrália,Nova Zelândia e Japão.Já entre os países do Sul de forma geral é constituídos por países da América Latina,África,Ásia (exceto Japão) e Oceania (exceto Austrália e Nova Zelândia.
   
      Geografia:Larissa Gabriele

Um comentário:

  1. poodre essa letra" o cobnteudo é boom ms deveria ter uma letra mais visivel

    ResponderExcluir