segunda-feira, 2 de abril de 2012

Regionalização pelo nível de desenvolvimento(resumo página 20 até 25)

Resumo do segundo assunto do teste:
 Levando em consideração os critérios econômicos e também o grau de influência das nações no sistemas econômicos podemos classificar um país como desenvolvido e subdesenvolvido.
 Os países desenvolvidos correspondem a 20% da população do planeta,possui um PIB de 86%.
 O consumismo desses países é alto de gêneros alimentícios,eletrodomésticos,automóveis e outras mercadorias.
 A qualidade de vida é ótima,devido a maior parte da população pertencer a classe média.Nos países desenvolvidos a população tem um grau de escolaridade assim tornando os cidadãos dos seus direitos e deveres e mais participantes na política,no governo e na sociedade.
 Como esses países são desenvolvidos não possuem dependência tecnológica e econômica,muitos deles foram os primeiros a se industrializar.Eles sediam empresas e efetuam investimentos pesados em pesquisas científicas e nos setores de economia.
 Os países subdesenvolvidos foram colônias de exploração dominadas pelas metrópoles europeias,as colônias tinham a sua economia organizada de acordo com os interesses da metrópole.
 A Revolução Industrial fez com que os produtos agrícolas perdessem valor no mercado mundial,os países produtores de bens industrializados para ampliar o mercado consumidor impunham seus produtos a países não industrializados mas também compravam deles matérias-primas a preço baixo.
 Os países subdesenvolvidos têm padrões de vida e de consumo muito inferiores aos países desenvolvidos.Por isso eles dependem da tecnologia dos países desenvolvidos,pois a falta de investimentos em pesquisas e educação caracteriza-os como compradores de tecnologia e conhecimento.

Geografia : Larissa Gabriele


3 comentários: